domingo, 29 de janeiro de 2012

Amor, Disciplina, Gratidão, Religiosidade, Ética e Cidadania

"Amor é um dos sentimentos maiores de um em relação a outro ser humano; os filhos podem ser ajudados pelos pais a desenvolver amor dadivoso, amor que ensina, amor que exige, até chegar à maturidade do amor que troca, terminando com o amor de retribuição - quando os filhos passarão a cuidar deles".
"Disciplina é a qualidade que faz o ser humano cumprir suas propostas, mesmo sem ser cobrado por alguém, pois sabe que a responsabilidade é sua".
"Gratidão é o sentimento de reconhecimento por um benefício recebido direta ou indiretamente. Quem é grato deixa de ser arrogante e egoísta, venenos do relacionamento saudável".
"Religiosidade é um ser humano gostar do outro e com este formar um vínculo que passa a ser mais importante que cada um dos dois. O vínculo é a entidade que está acima de cada um dos seus componentes. Em nome desse vínculo, nenhum dos dois faz o que faria se estivesse sozinho. Se puder espiritualizar os vínculos existentes entre pessoas que se identificam, criar padrões de comportamento, rituais, cerimônias, hierarquias de poder e funcionais, cria-se uma religião".
"Ética leva em conta um código de valores humanitários internalizado que evita, ao máximo, prejudicar outras pessoas, mesmo na ausência delas. Basta ao outro estar vivo para, independentemente de credo, cultura, raça, nível social, cultural e/ou econômico, merecer respeito e consideração".
"Cidadania é uma das mais sofisticadas etapas do comportamento, porque leva em conta não só o aspecto relacional mas também o cuidado com nosso quarto, que se estende sucessivamente à casa, ao local de trabalho, ao bairro, à cidade, à região, ao país, ao planeta... É a cidadania que garante o nosso ecossistema e, consequentemente, a qualidade de nossa sobrevivência".

TIBA, Içami. Ensinar Aprendendo. 25ª ed. São Paulo: Integrare, 2006, p. 74-75.